MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Método de Ensino

Os espaços das salas são acessíveis, pensados para favorecer a autonomia dos alunos.

Na Educação Infantil, até os 4 anos de idade, toda comunicação dos professores com as crianças é feita em inglês. A partir dos 5 anos, quando acontece a pré-alfabetização, os alunos têm o primeiro contato com o português como idioma de ensino durante as aulas de língua portuguesa.

Já no Ensino Fundamental a exposição à língua mãe aumenta, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia. Na segunda língua, são ministradas as disciplinas de Língua Inglesa, Matemática e Ciências. As aulas de Artes, Educação Física e Música são ministradas em português ou inglês, ficando a critério da escola.

Metodologia Canadense

O Canadá ocupa posição de destaque no PISA, estudo internacional que avalia conhecimentos e habilidades dos alunos em matemática, leitura ciências. Desenvolvido por experientes educadores canadenses e brasileiros, e com aprendizagem centrada no aluno, o programa acadêmico da Maple Bear une as melhores práticas da educação canadense às diretrizes curriculares brasileiras.

Um dos princípios que formam a base do programa Maple Bear é a educação holística, ou seja, o aprendizado da criança acontece em todas as esferas – física, intelectual, emocional e social. O programa utiliza uma abordagem de ensino integrada, onde as matérias se completam em unidades temáticas. Assim, novos conceitos são apresentados durante atividades planejadas tanto a pequenos grupos quanto ao grupo todo reunido.

As características e o ritmo individual das crianças são respeitados. Por meio de trabalhos realizados nos centros de atividade, são dadas às crianças oportunidades para explorar o mundo de forma prática e em seu próprio ritmo, permitindo ao professor observar cada criança de maneira individual. O trabalho em grupo é valorizado, em uma abordagem colaborativa nos centros de aprendizagem. Os alunos partem de um problema que deve ser solucionado, confirmando ou não suas hipóteses.

Quem confia na Maple Bear

Sônia Branco, mãe do João Pedro e da Alice

Quando o João Pedro e a Alice estavam para entrar no primeiro ano do Ensino Fundamental, desejei buscar para eles algo especial, uma escola que não fosse imensa, que oferecesse um ensino mais humanizado e ao mesmo tempo que os levasse para um conhecimento mais amplo de mundo, de história, ampliando suas capacidades e possibilidades de interação.
Meus avós foram imigrantes e interagir com o mundo sempre foi meu propósito de vida. No caso da escola, ter um ensino bilíngue foi o ponto chave de minha busca. O passo foi dado e eles foram amorosamente acolhidos.
Por nenhum momento tiveram dificuldade de adaptação – a Maple Bear é uma escola-família, com capacidade de acolher e buscar sempre soluções sensatas e cheias de embasamento teórico e prático, para todos os assuntos referentes às crianças e seu aprendizado e convivência / interação sócio-escolar.
Parabenizo a Maple Bear Sorocaba e todo seu grupo de funcionários e colaboradores. Eles estão sempre atentos, sem deixar que as crianças se sintam tolhidas em seus potenciais, mas com os limites necessários.
Hoje o João Pedro e a Alice estão no Year 4. Como são gêmeos, estão neste ano em classes separadas por orientação da coordenação. Essa mudança foi muito positiva porque possibilitou que desenvolvessem maior autonomia e individualidade em suas atividades, assim como confiança. Estou bastante feliz com os resultados e eles também.
O segredo para essa harmonia? Trabalhamos a escola e eu, juntos. Sem essa interação, acredito que os resultados não seriam tão bons.
Mais uma vez, parabéns!
Veja Mais

George Mattox pai da Sarah

Nossa filha estuda da Maple Bear desde 2014 quando entrou no Year 1 e está completando este ano o ciclo do Fundamental I.
Nosso objetivo inicialmente era de que ela entrasse em contato de forma intensa com o ensino bilíngue para desenvolver o Inglês de forma natural e construtivista. Depois de praticamente cinco anos junto à equipe Maple Bear, podemos atestar que este objetivo foi alcançado com sucesso.
Hoje, nossa filha é fluente em Inglês graças à vivência diária em disciplinas nesta língua, mas sem deixar de aprimorar e se desenvolver em seu idioma nativo, o Português. Hoje ela é capaz de se comunicar tanto oralmente quanto de forma escrita em ambos os idiomas.
Nossa experiência positiva com a Maple Bear, no entanto, vai além do ensino bilíngue, uma vez que nossa filha aprende na prática com base em problemas do cotidiano em todas as disciplinas, na melhor forma construtivista e extrapolando a teoria dos livros. As atividades extracurriculares como os Clubes são uma forma adicional de envolver os alunos no processo Ensino-Aprendizagem de forma lúdica e apresentando questões do dia-a-dia.
Por fim, estamos muito satisfeitos também com a atenção, postura profissional e cordialidade com que temos sido tratados por toda a equipe Maple Bear.
Veja Mais

Camila Dorigo mãe da Maria

Minha filha sempre foi uma criança mais tímida. Então, quando comecei a procurar uma escola, minha preocupação era como seria o processo de adaptação.
Cheguei na Maple Bear Sorocaba sem muitas expectativas, pois sendo uma escola canadense, imaginava um ambiente diferente e com regras mais rígidas. Mas a minha surpresa começou quando entrei pelo portão. Um lugar lindo, cercado pela natureza e com jeito de sítio que marca a infância. A energia do local e das pessoas era algo incrível, bem como a proposta de ensino que caminhava junto com os princípios e valores que eu e meu marido buscávamos.
O processo de adaptação da minha filha foi perfeito. Tudo conversado e pensado em conjunto: suporte da psicóloga, coordenadora, professores e direção. Sempre buscando que o momento dela fosse respeitado e a confiança conquistada.
Hoje, é lindo vê-la na escola. Tudo começa na entrada, com o carinho que é recebida todos os dias. No caminho até a sala, vemos o sorriso de cada professor e funcionário que a encontra. Na saída, há sempre um momento de diversão ou conquista divididos conosco. Sem contar a felicidade dela em brincar no parque, ter seus próprios amigos ou, ainda, aprender de forma divertida a escrever seu nome.
É gratificante quando ela fala algo em inglês de forma natural, canta uma música em outro idioma sem perceber ou entende alguma palavrinha falada na TV.
Mas o que me encanta mais na Maple é o olhar das pessoas quando a abraçam, os sorrisos que transmitem confiança, o nome dela pronunciado por todos, o aconchego que recebe dos professores, a cumplicidade conosco e a felicidade de todos, sem exceção, em cada conquista realizada por ela.
Muito obrigada, Maple Bear Sorocaba!
Veja Mais

Marina Matielli mãe do Pedro e da Alice

Quando escolhi a Maple Bear há 7 anos atrás, o bilinguismo não estava entre os fatores que determinaram esta decisão.
Lembro de ter ficado impressionada com o espaço físico arborizado, com os brinquedos de madeira do parque e com o lay-out das salas (espaçosas e organizadas em centros com diferentes propostas: artes, leitura, fantasia, manipulação de brinquedos, entre outros). Essa estrutura física, somada a uma equipe acolhedora, pareceram refletir uma abordagem de ensino onde diversas capacidades seriam estimuladas e onde a criança seria ativa no processo de construção de conhecimento – questões que para mim eram fundamentais.
Ao longo dos anos, minha experiência continuou sendo bastante positiva: a equipe de coordenação sempre foi acessível e a orientadora educacional muito atenta às singularidades, às questões éticas e afetivas.
Posso dizer que a descoberta dos benefícios da educação bilíngue veio com a experiência, ao acompanhar como o Pedro logo cedo apresentou muita desenvoltura e facilidade em se comunicar na segunda língua – não só na escola, mas em viagens ao exterior também.
Por isso refiz a escolha pela Maple Bear este ano com a Alice, que tem 2 anos. É uma alegria ver o entusiasmo dela em ir para a escola e aprender a se comunicar, a cantar e brincar – seja em português ou em Inglês.
Veja Mais

Ana Carla Curti mãe do Davi

A Maple Bear traz para mim, como mãe, satisfações diárias.
Claro que uma delas é ver meu filho, a cada dia, expandindo seu vocabulário, especialmente em inglês. Ouvir o meu filho de 3 anos cantando uma música em inglês que eu nunca havia escutado e compreendê-la é, de fato, uma alegria.
No entanto, não diria que essa é a maior das minhas satisfações. O que realmente acalma o meu coração e me dá a certeza de que fizemos a melhor escolha é o fato do Davi chegar e deixar a escola todos os dias com um enorme sorriso no rosto, afirmando a todo momento, mesmo quando não questionado, o quanto ele gosta das teachers e dos amigos. É perceber que todos os funcionários da escola o conhecem pelo nome e por seus diferenciais. É o ambiente aconchegante e alegre para o qual eu o levo todos os dias.
O método de ensino é, sem dúvidas, moderno e personalizado, pelo qual as crianças aprendem com naturalidade, através de experiências e conexões do dia a dia. O inglês é, sim, fator decisivo, imprescindível no mundo em que vivemos e, principalmente, no qual ele irá viver.
Esses foram, de fato, os fatores que me fizeram matricular meu filho na escola.
No entanto, são os valores da Maple Bear que fazem com que eu tenha a certeza de que ele está sendo preparado para ser mais que um grande profissional: um grande ser humano.
Mas eu confesso: ouvi-lo discursar sobre como a caterpillar se transforma em buterfly é sensacional.
Veja Mais

Daniela Montiel mãe da Maria Rita e do Pedro

Na minha opinião o diferencial da Maple Bear não é apenas o estudo bilíngue, que sem dúvida no mundo globalizado e na era digital em que vivemos é imprescindível na maioria das profissões, mas o reconhecimento e respeito a individualidade de cada aluno. Todos os alunos são conhecidos desde os porteiros até a coordenação.
Eu sinto que na Maple Bear Sorocaba meus filhos não são apenas mais um número, mas um indivíduo conhecido, reconhecido e respeitado em cada necessidade.
As crianças também são ensinadas e orientadas desde cedo a entender e respeitar o espaço de cada colega, a compreender que cada colega também é um indivíduo com desejos e necessidades que nem sempre serão as mesmas que as suas.
Isso é muito importante pra quando se tornarem adultos saberem respeitar a opinião das pessoas e principalmente aprender a lidar com suas próprias frustrações sem danos a eles e aos outros. Assim esperamos que se tornem adultos mais compreensíveis e tolerantes.
Veja Mais

Cilene Bordezan mãe da Lorena e do Bernardo

Sou a Cilene, mãe da Lorena de 11 anos e mãe do Bernardo de 3 anos.
Nossa história com a Maple Bear começou quando nos mudamos de São Paulo para Sorocaba e queríamos propor um ensino tão bom quanto nossa filha tinha em outra cidade.
Nossa pequena Lore tinha apenas 3 anos e procurávamos um lugar que a acolhessem com todo carinho que ela sempre recebeu na antiga escola. Conhecemos, então, essa escola maravilhosa que já nos proporcionou diversas emoções, imagine você vendo seu filho com 6 anos conversando com um americano como se fosse um coleguinha de classe!
Além disso, um lugar acolhedor onde todos sabem o nome do seu filho e preza pelo bem-estar dele. A equipe sabe quando minha Lore está triste ou quando o Bê (preguiçoso) quer fazer xixi, mas não pede aos teachers.
Agradeço todos os dias da minha vida pelo carinho e respeito que a Maple Bear tem com nossos pequenos.
Ensino de primeiro mundo com o amor que gostamos de receber.
Veja Mais