MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Qual a diferença entre educação bilíngue e aulas de Inglês?

Aqui, nós conversamos sobre tudo: desde o que fizeram no último feriado, até os valores de simples equações como 2+3=5. Conversamos sobre os planetas, dinossauros, as aventuras dos navegadores antigos, romances velhos e novos. Falamos sobre o filme que saiu em cartaz essa semana no cinema, quais são nossas comidas preferidas, como estava o trânsito para chegar até a escola…Conversamos sobre especificidades e termos científicos como algoritmo, fotossíntese, gravidade e aliteração. Vamos dos números simples one, two, three até números enormes como three-thousand-forty-two. Entre uma hora e outra, acalmamos os ânimos após um jogo de queimada, ouvimos sobre o novo animal de estimação ou o que foi de almoço hoje. Tudo isso em inglês. Tudo transmitido e recebido naturalmente.

Na normalidade do dia a dia é possível encontrar a grande diferença entre a educação bilíngue e as aulas de inglês:

As aulas de inglês focam no ensino da língua – gramática, ortografia, leitura e interpretação de texto. Enquanto na educação bilíngue, além de trabalhar essas características, aborda também outras matérias por meio da Língua Inglesa.

Pensar na possibilidade de aprender matemática e ciências em inglês pode causar estranheza e você até cogita “será que dá certo?”… nós afirmamos: SIM, DÁ CERTO!

Com um sistema educacional verdadeiramente bilíngue e um ambiente acolhedor, crianças são incentivadas a pensar, comparar, perguntar e explorar conteúdos. Consequentemente, ocorre o desenvolvimento da língua em conjunto com o  processo de aprendizagem. Por exemplo, com matérias que não envolvem a linguagem propriamente dita.

E não para por aí

A educação bilíngue busca incorporar o viver com a segunda língua. Além da prática acerca da habilidade de comunicar sobre qualquer assunto e situação. Nela é desenvolvida a capacidade de transitar entre as duas línguas: ora inglês, ora português.

O aluno bilíngue também compreende quando e com quem deve usar determinada língua. Isso porque falar e ouvir inglês são partes integrantes de seu dia a dia.

Para um ensino bilíngue de verdade, deve-se levar em consideração a periodicidade com a qual ele acontece. Aulas de inglês são ministradas em um período pré-determinado. Enquanto a educação bilíngue aborda a segunda língua como parte integrante do convívio escolar. Os alunos vivem conteúdos em inglês e português, diariamente.

A língua materna não é deixada de lado, o português anda junto com a língua estrangeira. Sendo assim, é possível reconhecer a verdadeira educação bilíngue e como ela funciona.

Independente da língua, o bilinguismo busca sempre o melhor para formar crianças livres, felizes e seguras. Na Maple Bear nossos alunos são incentivados a explorar o grande e vasto mundo a frente.

Texto por Mariana Pires

Mariana Pires é licenciada em Letras – Português/Inglês pela Universidade de Sorocaba.

Comentários desabilitados.

Notícias relacionadas

As crianças enfrentam desafios no aprendizado bilíngue? Sorocaba - SP

Em um mundo onde fronteiras físicas e distância parecem cada vez menos limitantes, mais pessoas expressam seu desejo em desbravar as experiências que nosso planeta oferece. Entretanto, muitas delas esbarram em barreiras culturais como, por exemplo, a fluência em um idioma universalmente compreendido.

leia mais
Como uma criança consegue transitar em dois idiomas? Sorocaba - SP

Conheça nosso aluno Enrico, que contou um pouco sobre a sua experiência com o ensino bilíngue desde os seus três anos de idade. Confira: Hi, my name is Enrico, I’m nine years old and I study here in Maple Bear Sorocaba since I was three years old.

leia mais
Os pais precisam falar Inglês para matricular seus filhos na Maple Bear? Sorocaba - SP

Se você está em dúvida se matricular seu filho na Maple Bear tem como pré-requisito falar Inglês, fique tranquilo. Nem para os pais, nem para as crianças.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes