MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

O papel da literatura nas aulas de Língua Portuguesa

É comum ouvirmos o questionamento “escola bilíngue, mas e o português? Onde fica?”.
No ensino bilíngue da Maple Bear, os dois idiomas coexistem e recebem o mesmo destaque e importância. E o papel da leitura se faz presente e indispensável em ambas linguagens, mas hoje vamos falar do papel da literatura nas aulas em português.

A partir do Intermediate, inicia-se o contato com os alunos às aulas de Língua Portuguesa, estruturadas em unidades. E, a partir daí, se tem início uma grande e deliciosa jornada de compreensão da importância do papel do português, tendo como ponto de partida a literatura.

Com frequência vemos nossos alunos tão envolvidos com as leituras realizadas que tratam alguns personagens como pessoas conhecidas. No Year 4, por exemplo, ao entrarem em contato com o livro “Diário de Pilar na Grécia”, muitos alunos se interessaram e foram atrás de ler toda a coleção! No Year 2, é comum os alunos pedirem para ler mais um capítulo da “Estranha Madame Mizu” e realizarem inferências fantásticas sobre a personalidade real da misteriosa personagem.

Além disso, com o passar dos anos, lembram-se carinhosamente das leituras realizadas nos anos anteriores. É o caso do Elmer, o elefante xadrez conhecido no Intermediate, mas que toda vez que aparece pela escola ganha atenção de diferentes idades.

E é a partir dessa relação íntima e afetiva com a literatura, que estruturamos o trabalho com as outras áreas de desenvolvimento da linguagem.

No Year 2, a partir da leitura do livro “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, as crianças aprendem sobre texto descritivo – escrevendo o perfil de cada personagem –, sobre os substantivos próprios e comuns, o uso dos sinais de pontuação, a estruturação de histórias e finalizam o projeto com a produção de seus próprios livros sobre o sítio, que reúnem todas essas aprendizagens decorada com ilustrações que retratam o olhar de cada um para cada personagem.

E o papel da literatura na formação dos alunos não fica “apenas” no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Por meio dela também estimulamos o raciocínio crítico e reflexivo e vemos nossos alunos desenvolvendo um olhar empático frente às diferentes situações apresentadas pelos livros.

Por isso, na Maple Bear Sorocaba, é comum andar pela escola e encontrar a leitura se fazendo presente. Dentro das salas, nos momentos de roda ou individuais, no parque, em cima das árvores, nos corredores, bancos… Enfim, em cada um desses momentos sabemos que os alunos estão cada vez mais apropriando-se desse incrível universo.

Texto por Maria Gabriela Moraes

Maria Gabriela Moraes é licenciada em Letras pela Universidade de Sorocaba (UNISO), em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e pós-graduanda em Neurociências e Educação pelo Instituto Singularidades.

Comentários desabilitados.

Notícias relacionadas

As crianças enfrentam desafios no aprendizado bilíngue? Sorocaba - SP

Em um mundo onde fronteiras físicas e distância parecem cada vez menos limitantes, mais pessoas expressam seu desejo em desbravar as experiências que nosso planeta oferece. Entretanto, muitas delas esbarram em barreiras culturais como, por exemplo, a fluência em um idioma universalmente compreendido.

leia mais
Como uma criança consegue transitar em dois idiomas? Sorocaba - SP

Conheça nosso aluno Enrico, que contou um pouco sobre a sua experiência com o ensino bilíngue desde os seus três anos de idade. Confira: Hi, my name is Enrico, I’m nine years old and I study here in Maple Bear Sorocaba since I was three years old.

leia mais
Os pais precisam falar Inglês para matricular seus filhos na Maple Bear? Sorocaba - SP

Se você está em dúvida se matricular seu filho na Maple Bear tem como pré-requisito falar Inglês, fique tranquilo. Nem para os pais, nem para as crianças.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes