MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Entenda a importância da leitura no processo de alfabetização

Quem de nós não se lembra do primeiro livro que leu? Ou da professora que nos ensinou a ler e escrever? Quantos de nós trazemos recordações boas ou não tão boas dessa época tão importante que é a alfabetização? Lê melhor quem escreve ou escreve melhor quem lê? Será que a leitura é mesmo tão importante para a alfabetização de uma criança?

A leitura é algo essencial para a aprendizagem do ser humano, pois é por meio dela que podemos ampliar e diversificar nossa visão e interpretação sobre o mundo e a vida como um todo. Ler é desvendar mundos desconhecidos.

Os benefícios que uma vida de leitura traz para as crianças são conhecidos e indiscutíveis. Estímulo da imaginação e criatividade, ampliação do vocabulário, facilitação do processo de escrita, melhora da comunicação oral, ampliação do conhecimento, desenvolvimento do senso crítico e ampliação das possibilidades de aquisição de cultura. Mas convenhamos, aprender a ler é um desafio!

Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo antecede a leitura da palavra. Ou seja, ler é dar sentido. E a capacidade das crianças de dar sentido às coisas é anterior a de reconhecer as letras. A alfabetização acontece de forma mais natural quando a leitura faz parte da rotina da criança desde sempre. O processo de alfabetização ocorre naturalmente quando leitura e escrita caminham lado a lado, com interações significativas e a mediação do professor, ou seja, estão intrinsecamente ligadas.

As crianças são curiosas e querem descobrir o mundo de forma ativa e autônoma. A possibilidade de, gradativamente, ler sem a necessidade de mediação, é estimulante e desafiadora! Portanto, a leitura deve estar presente em todo o processo de alfabetização, como atividade permanente e em destaque.

Nesse processo, a escola tem um papel fundamental, que é o de apresentar às crianças a leitura como uma prática agradável. Na caminhada da aprendizagem, a leitura é a jornada e não apenas o destino final.

E aqui na Maple Bear é assim: todo dia é dia de leitura!

Utilizamos, desde os anos iniciais, diversas modalidades de leitura e trabalhamos com diferentes gêneros textuais para que esta seja uma atividade de prazer para as crianças.

Lemos para os alunos, com os alunos e ouvimos atentamente as leituras feitas por eles. A sala de aula torna-se um espaço convidativo ao hábito de ler, de forma sincera e afetuosa, incentivando a capacidade imaginativa, a criatividade e o senso crítico das crianças.

Estabelecer essa relação de estímulo e afeto com a leitura incentivará a autonomia dos alunos na construção de sua compreensão do mundo e significado das coisas. O hábito e o prazer de ler cria uma base sólida para a construção do conhecimento.

E esse hábito também pode ser estimulado em casa! O prazer de ler juntamente com os pais tem um grande impacto na formação de nossos pequenos leitores! E você já leu com seu filho hoje?

Texto por Virgínia Vidal

Virgínia Vidal é habilitada em Magistério e licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Cultura Montessori (Famec). Tem pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Comentários desabilitados.

Notícias relacionadas

Como uma criança consegue transitar em dois idiomas? Sorocaba - SP

Conheça nosso aluno Enrico, que contou um pouco sobre a sua experiência com o ensino bilíngue desde os seus três anos de idade. Confira: Hi, my name is Enrico, I’m nine years old and I study here in Maple Bear Sorocaba since I was three years old.

leia mais
Arte: a expressão da singularidade Sorocaba - SP

A Arte é uma forma de expressar o que cada um sente e pensa. E um de seus objetivos é ser uma ferramenta de criação, construção, tradução e ressignificação de experiências singulares que valorizam e fomentam a expressão individual de cada um que a produz.

leia mais
O papel da literatura nas aulas de Língua Portuguesa Sorocaba - SP

A partir do Intermediate, inicia-se o contato com os alunos às aulas de Língua Portuguesa, estruturadas em unidades. E, a partir daí, se tem início uma grande e deliciosa jornada de compreensão da importância do papel do português, tendo como ponto de partida a literatura.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes