MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

Bilinguismo: quanto mais cedo melhor?

Dominar um segundo idioma no mundo globalizado em que vivemos é passaporte para escolhas sem fronteiras. É inquestionável a importância da língua inglesa neste cenário, considerando sua abrangência. Mas quando começar no bilinguismo? Quando o assunto é a idade certa para iniciar o estudo de uma segunda língua, sempre há controvérsias: será que a criança vai se confundir com os idiomas? Atrasa o desenvolvimento da língua materna? Atrapalha na alfabetização?

Muitos acreditam que aprender um segundo idioma ainda na infância atrasa o desenvolvimento da criança, mas estudos comprovam o contrário. São inúmeros os benefícios constatados do bilinguismo, que vão muito além de dominar outra língua.

Nos primeiros anos de vida, o cérebro se desenvolve com muita rapidez, tornando qualquer aprendizado mais fácil, devido ao grande número de novas conexões neurológicas. Diante desse campo fértil para aprender, vivenciar outro idioma estimula o cérebro das crianças a fazer associações entre a primeira (materna) e segunda língua, procurando e reconhecendo padrões linguísticos em cada idioma.

Além disso, outra vantagem do bilinguismo ainda na primeira infância é a habilidade que o aparelho fonético tem de reproduzir sons diversos, favorecendo a pronúncia.

Para que a criança possa se beneficiar de tantas maravilhas que o bilinguismo pode proporcionar, é importante que a relação com a língua seja positiva, leve e divertida!

Na Maple Bear, as crianças vivenciam o idioma desde os dois anos de idade, em um ambiente seguro e estimulante. Por meio de brincadeiras, contação de histórias e diversas atividades, o inglês faz parte da rotina escolar dos nossos alunos, de maneira contextualizada e natural.

Por tanto, quando nos perguntam se quanto mais cedo aprender o segundo idioma melhor,  afirmamos que SIM!

Texto por Carolina Roza

Carolina Roza é licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Comentários desabilitados.

Notícias relacionadas

As crianças enfrentam desafios no aprendizado bilíngue? Sorocaba - SP

Em um mundo onde fronteiras físicas e distância parecem cada vez menos limitantes, mais pessoas expressam seu desejo em desbravar as experiências que nosso planeta oferece. Entretanto, muitas delas esbarram em barreiras culturais como, por exemplo, a fluência em um idioma universalmente compreendido.

leia mais
Como uma criança consegue transitar em dois idiomas? Sorocaba - SP

Conheça nosso aluno Enrico, que contou um pouco sobre a sua experiência com o ensino bilíngue desde os seus três anos de idade. Confira: Hi, my name is Enrico, I’m nine years old and I study here in Maple Bear Sorocaba since I was three years old.

leia mais
Os pais precisam falar Inglês para matricular seus filhos na Maple Bear? Sorocaba - SP

Se você está em dúvida se matricular seu filho na Maple Bear tem como pré-requisito falar Inglês, fique tranquilo. Nem para os pais, nem para as crianças.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes