MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Acontece na Maple Bear

As crianças enfrentam desafios no aprendizado bilíngue?

Em um mundo onde fronteiras físicas e distância parecem cada vez menos limitantes, mais pessoas expressam seu desejo em desbravar as experiências que nosso planeta oferece. Entretanto, muitas delas esbarram em barreiras culturais como, por exemplo, a fluência em um idioma universalmente compreendido.

Para evitar tais barreiras, muitas famílias prepararam seus pequenos desde cedo para os desafios do mundo, colocando-os em uma escola bilíngue. Porém, será que essas crianças enfrentam mais desafios durante sua jornada educacional? Aprender conteúdos essenciais em outro idioma é realmente mais difícil?

Primeiramente, vale lembrar que qualquer processo educacional, seja em sua língua nativa ou estrangeira, é único para cada criança. Indivíduos aprendem de maneiras diferentes! É natural esperar que desafios apareçam e, de certa forma, eles impulsionam professor e aluno durante a jornada na escola. Assim, o processo educacional de uma criança numa escola bilingue é tão complexo quanto em qualquer outra.

Muitos pensam que a língua estrangeira torna o processo mais dificultoso, pois os alunos precisam dominar simultaneamente dois aprendizados – idioma e conteúdo. Entretanto, crianças em escolas bilíngues tendem a ter contato com a língua estrangeira desde muito cedo! Quando iniciam sua jornada logo na educação infantil, as crianças possuem educadores que alternam entre a língua nativa e estrangeira. A alternância segue por toda a vida escolar na escola bilíngue, com momentos educacionais que usam exclusivamente um dos idiomas. Com isso, a criança encara o uso do idioma estrangeiro com mais naturalidade, considerando como elemento da sua rotina.

Aprendizado Bilíngue

Outro ponto a ser considerado é que escolas bilíngues possuem metodologias diferenciadas, adequando-se aos diferentes tipos de inteligência. A diversificação de fatores em sala – como o uso do idioma estrangeiro e as múltiplas abordagens de tópicos – auxilia no desenvolvimento de pertencimento de cada aluno no ambiente escolar. Um ambiente diversificado abre espaço para a diversidade e permite que cada criança se sinta parte de um todo. Sentir-se pertencente ao ambiente escolar é essencial para que a criança desenvolva uma aprendizagem significativa!

Contrário do que muitos pensam, o idioma não é obstáculo para a maioria das crianças em escolas bilíngues. A segunda língua também faz parte daquele ambiente assim como um professor ou um aluno. Ela é parte da rotina da escola e tem papel tão importante quanto todos envolvidos com o processo educacional. É o que faz cada criança perceber que as diferenças unem e atuam juntas no mesmo propósito: formar adultos incríveis!

Assim, o desafio enfrentado por crianças em escolas bilíngues é comum ao enfrentado por qualquer outra criança em processo educacional: entender que cada um e cada processo é único!

Cada aluno é um novo planeta a ser explorado e explorar fica mais fácil com o inglês na ponta da língua, certo?!

Texto por Isabela Corrêa

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP- ESALQ).

Comentários desabilitados.

Notícias relacionadas

Como uma criança consegue transitar em dois idiomas? Sorocaba - SP

Conheça nosso aluno Enrico, que contou um pouco sobre a sua experiência com o ensino bilíngue desde os seus três anos de idade. Confira: Hi, my name is Enrico, I’m nine years old and I study here in Maple Bear Sorocaba since I was three years old.

leia mais
Os pais precisam falar Inglês para matricular seus filhos na Maple Bear? Sorocaba - SP

Se você está em dúvida se matricular seu filho na Maple Bear tem como pré-requisito falar Inglês, fique tranquilo. Nem para os pais, nem para as crianças.

leia mais
Qual a diferença entre educação bilíngue e aulas de Inglês? Sorocaba - SP

A educação bilíngue busca incorporar o viver com a segunda língua. Além da prática acerca da habilidade de comunicar sobre qualquer assunto e situação. Nela é desenvolvida a capacidade de transitar entre as duas línguas: ora inglês, ora português.

leia mais

Informações e dúvidas frequentes